O Incomodo de ver os Próprios Defeitos para Obter Autoconhecimento

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

O autoconhecimento consta em enxergarmos coisas que não sabíamos sobre nós mesmos.
Nós não vemos na gente, muitas coisas que são mal vistas na e mal faladas na sociedade, emoções como a raiva, a inveja ou características como a chatice, a cobiça, o orgulho, a vaidade e etc.
Nós não desejamos ser mal vistos nem por nós e nem pelos outros, então nossa mente, sem percebermos se protege de enxergar essas coisas.
Nós, a princípio, geralmente, não suportamos ver as características negativas que temos, só que o autoconhecimento é tanto enxergar coisas boas como as ruins na gente.
O ser humano tem aversão a ver seus defeitos e erros, e isso é uma coisa do ego. Assim como inveja, orgulho, vaidade, cobiça e etc. são coisas do ego.
Isso é normal, o ser humano não enxerga essas coisas, normalmente, porque são incomodas, principalmente a princípio. Porém enxerga-las é libertador e nos faz muito bem.
É importante que você ao se preparar para seu autoconhecimento, se prepare para ver coisas em você, e que isso não é uma coisa negativa, mas sim muito, muito positiva, pois traz uma evolução espiritual muito boa.
Depois com o passar do tempo, vai ser normal enxergar defeitos, erros, acertos, qualidades nossas, assim como outras características.
Nossa mente é seletiva, nos esconde o que não gostaríamos de enxergar sobre nós mesmos, mas enxergar é o autoconhecimento.
Nossa mente nos proteger do que não desejamos ver, mas isso faz parte do autoconhecimento, do processo de evolução espiritual, pois é todo um mecanismo mental que temos que lidar para progredirmos nossa alma, essência, interior.
A mente cria mentiras para não enxergarmos as coisas, e essas mentiras Freud deu o nome de defesas psicológicas.
E o que não sabemos sobre nós mesmos fica em uma região da mente chamada inconsciente, que é o contrário de consciente, do que temos ciência.
Então para trilhar o caminho do autoconhecimento, temos que lidar com esses dois fatores, as defesas de nossa mente, as mentiras que ela fabrica, e tirar informações do nosso inconsciente, trazendo para a consciência, para a luz aonde podemos enxerga-las.
Basicamente o processo de autoconhecimento é esse.
E ao enxergarmos o que não sabíamos sobre nós mesmos, é assumir o que vimos, nossas características que foram para a luz, só assim para mudarmos, nos transformarmos, e tudo isso vai fazer com que nossa vida seja melhor, mais feliz.
O que importa na vida realmente é sermos felizes, e é por isso que o autoconhecimento é tão importante, porque ele nos traz a felicidade.
Enxergar nossos defeitos e erros, assim como qualidades e acertos é indispensável para sermos mais felizes, a principio pode assustar, mas é uma coisa que fazemos que vai mudar tanto nossa vida para melhor, que realmente vale a pena faze-lo.
Trilhar o caminho do autoconhecimento é deixar o ego, ou seja, a vaidade e o orgulho de acharmos que não temos certos defeitos, para realmente enxerga-los, assim estamos priorizando a luz do que as trevas, a felicidade do que a infelicidade, a consciência do que a inconsciência, a evolução espiritual do que a estagnação.
A princípio fazer isso pode ser muito incomodo, mas depois não, vira normal, e nós estamos trilhando o caminho que Deus colocou a gente para fazer, pois tudo na vida nos direciona a evolução espiritual, essa é a missão constante que todo mundo, sem exceção tem.
Fiquem com Luz
Seres de Luz
(S. L. P.)

 

 

Alguns Destaques: